• Olá, Visitante! Seja bem vindo(a)!

Corante Branco?

Publicado: 19/03/2018


Depois de muitas aulas, e um levantamento das principais dúvidas, esta está na lista das mais perguntadas!

Preciso usar corante branco para um glacê real ou uma pasta americana que já é branco?


Pensando em biscoitos bonitos, com bom acabamento, cores vibrantes, eu respondo pra você que sim!

Quando o glacê real é feito usando açúcar de confeiteiro ou impalpável, o resultado quando ele sai da batedeira é sim um glacê branco. No entanto, quando este glacê seca, a tendência é o branco ir ficando levemente transparente se você não usa um corante branco. 

E que corante branco é esse? O corante branco, contém em sua composição principal o dióxido de titânio. Ele é quem dá a cor branca ao corante branco. Apesar do nome "feio" ele é altamente empregado em produtos para uso alimentício na indústria (como pasta de dente, leite, balas, etc) e também na confeitaria. E é aprovado pela FDA para o uso alimentar. 

Uma ou duas colheres de chá para cada 500 g de açúcar de confeiteiro do seu glacê já resolve! Mas é importante lembrar que quanto melhor a qualidade dos seus ingredientes, melhor o resultado final. Então vamos usar marcas reconhecidas no mercado, certo?

Usando corante branco você consegue alguns bons resultados no seu produto, e resumindo, são eles: 

  1. O corante branco confere ao seu glacê real ou pasta americana uma cor branca bem definida e um leve brilho;
  2. O corante branco tende a mascarar um pouco (ou seja, clarear) os pigmentos de algumas essências ou extratos (como a de baunilha por exemplo), que acabam manchando o glacê e deixando ele bege ou de outra cor, depois de adicionado;
  3. Por ter o poder de conferir uma base branca pro seu glacê ou pasta americana, o corante branco também possibilita que as outras cores também se fixem mais, e fiquem mais bem definidas. Portanto, mesmo que você pretenda tingir seu glacê ou pasta de outra cor, é interessante antes, você usar corante branco. 

Bom, espero ter tirado algumas de suas dúvidas com relação ao corante branco!

Obrigada pela visita e tenha uma boa semana! 


Voltar