• Olá, Visitante! Seja bem vindo(a)!

Bisnaga ou Saco de Confeitar?

Publicado: 22/01/2018

Uma das dúvidas que mais recebo de minhas alunas, ou também das pessoas que me procuram para tirar dúvidas é: qual é melhor, bisnaga ou sacos de confeitar?

Uma das dúvidas que mais recebo de minhas alunas, ou também das pessoas que me procuram para tirar dúvidas é: qual é melhor, bisnaga ou sacos de confeitar? O que eu costumo dizer é que, quando você está escrevendo num papel, você certamente terá uma letra mais bonita dependendo do tipo ou da marca de caneta que você está usando. Este exemplo vale para tirar esta dúvida, ou seja, depende do que for mais confortável para suas mãos. O importante é saber o seguinte: na confeitaria de biscoitos decorados, as bisnagas, que são aquelas garrafinhas plásticas que usamos para decorar nossos biscoitos, são adequadas para serem abastecidas por glacê fluido. E glacê fluido é aquele que escoa quando trabalhamos com ele depois de adicionar água, sabe, aquele usado para preencher a superfície do biscoito.  Outros produtos que funcionam bem dentro das garrafas também são caldas, chocolate derretido, enfim, produtos que escorrem!

Já os sacos de confeitar podem ser usados tanto para glacê fluido quanto para o glacê mais firme (picos firmes, ou picos macios). Algumas pessoas usam os saquinhos até mesmo sem bicos acoplados, cortando um pequeno pedacinho na ponta. São os que as americanas chamam de tipless bag, ou seja, saco sem bico.

Outra dúvida: “Queria usar as garrafinhas, mas não sei como enchê-las”. Se o glacê fluido escoa, você simplesmente levanta a tigela onde você misturou seu glacê fluido, deixe que ele escorra, e com uma boa mira na abertura da bisnaga (sem tampa), forme um fio contínuo de glacê para dentro da bisnaga, e use uma espátula para ajudar a raspar o glacê da tigela. Posso usar um funil? Sim, mas pense num conjunto com 8 cores, você terá 8 funis? Ou você pretende fazer cor por cor, e lavar e enxugar o funil cada vez que for encher uma cor diferente? Não dá, não é? Já sabemos o tempo que leva para se fazer um biscoito decorado, e para quem ainda não sabe, digo aqui, que é muito tempo, as vezes cerca de 1 hora por biscoito, ou até mais... Sendo assim, o que pudermos fazer para economizar tempo, é imprescindível fazer!

Muitas alunas já passaram pelo nosso atelier e pelo nosso curso online. Umas amam as garrafinhas, outras preferem o saco de confeitar, todas fazendo um bom trabalho. Aqui eu gosto mais das garrafinhas para o glacê fluido. Gosto de poder lavá-las ao final, gerar menos lixo, poder reabastece-las sem fazer muita sujeira... mas saco de confeitar para glacê firme é necessário. Glacê firme precisa de pressão para sair na hora da decoração. O saco de confeitar permite isso bem mais facilmente. 

Na tabela abaixo, fiz um resuminho sobre o que acabamos de falar aqui, a respeito de usar garrafinhas ou sacos de confeitar para glacês em suas diferentes consistências. Espero que esclareça suas dúvidas ou ajude você, que não começou ainda, a decidir qual é a melhor ferramenta para começar a decorar seu biscoito!


 

Voltar